terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VOCÊ LEMBRA DESTE OBJETO ???

BOM DIA  FIORI !!!!

Gente esse objeto é quase uma peça de museu, não sei se todo mundo sabe o que é, mas pra quem não se lembra, ele se chama  binóculo ou monóculo .
eram as fotos de antigamente, a era pre retrato estampado, dentro tinha como se fosse o negativo da foto.
as minhas lembranças mais antigas é ligada a esse objeto, lembro que minha mãe tinha uns,
com fotos dela e de meu pa,i quando eles eram jovens, em uma foto meu pai è vestido com uma calça boca de sino,camisa estampada,cabelos comprido, e um sorriso aberto, confiante,aqueles sorrisos típicos da juventude.
e esta tocando uma guitarra, parecia um hippie.
nem parecia o mesmo que se acordava todo dia as 5 da manhã pra ir trabalhar e sustentar a numerosa família.
agora tem cabelo curto, rosto queimado de sol, mãos calosas.
a unica coisa que os dois homens ainda tem  em comum é o sorriso. aquele sorriso confiante,esperançoso, sossegado.
ele sempre me disse que as coisas que uma pessoa dever saber pra ser uma boa pessoa sao poucas,
basta aplicar a maxima  "de não fazer aos outros, o que você não gostaria que fizessem a você"
Francisco na identidade, mas para todos só seu chico, junto com Tereza criaram seis filhos,
e como diz ela "todos deram pra gente"
em homenagem a ele, chamei meu filho de Francesco. 
espero que ele tenha a mesma raça, a mesma garra.a mesma templa do avô .






imagen face

38 comentários:

mesa posta disse...

Oi... visitando o blog de uma amiga, vi esse negocinho vermelho e vi correndo te visitar e te seguir. Binóculo ou monóculo como eram chamados, tenho ótimas lembranças deles. Quando meus pais fizeram bodas de ouro a lembrancinha foi dois desses, um com a foto de casamento e outra delas 50 anos depois. Foi surpresa pra muita gente que não conhecia o objeto. Que bom resgatar isso! Se puder visite-me re-inventos.blogspot.com um grande beijo.

Angela Bergamaschi disse...

Nossa, em casa tinha um montão desses, minha mãe amarrava todos em um barbante para não perder, era uma delicia ficar olhando as fotos dentro dele...rss...bjos

simplesmentefascinante disse...

Bom dia Fifia,
Sim...tenho alguns deles....aff isso mostra o tempo passando ..
Lindas palavras cheias de amor e carinho.Parabéns a Chico e Tereza pela garra de criar seis filhos. Parabéns a você, Edna, pela sorte de ter pais assim.
bjão e uma linda terça
Mari

Tina Bau Couto disse...

Tenho alguns lindos de minha infância e um deles em um circo no colo de minha mãe.
Numa ida a um circo aqui em Salvador, estavam vendendo fotos nesses binóculos e fiz um com meu filho em meu colo, pra guardar junto com o meu :)

chica disse...

Lembro bem.Era muito comum.,Legal rever! beijos,chica

fernanda disse...

Fifia, eu me lembro muito bem disso... e como era gostoso ficarmos contra a luz pra poder ver a foto.

Hoje em dia com a camera digital tiramos 300 fotos de uma vez e não revelamos nenhuma... eu pelo menos não.

O post ficou emocionante, lindas palavras pros seus pais!

bjooo
Fer

Rê e Dê disse...

eita... lembranças boas né!?!?

meu noivo ainda tem um guardado desse!!

é relíquia isso... e faz a gente lembrar coisas e momentos ótimos.

beijão....

Ingridy Aguiar disse...

Não só lembro como ainda tenho! E sempre que reviro as coisas em casa acho ele, e não consigo ficar sem dar uma olhadinha. rs
É a única foto que tenho do meu pai, e ele ainda era bem jovem com todos meus tios e meu avô.
Adorei o post Edna.
Beijão.

PortantoDecore.blogspot.com

Patricia Merella disse...

Olá Edna
E como lembro,adorava ver a vida passada através dele.
É amiga,lindo ensinamento de seu pai,n fazer aos outros o que não queremos que faça a nós.
Pensar antes de falar e magoar alguém.Lindo dia,cá nublado,chuvisco,umidade e 6 graus.
Que chegue logo a primavera,bjkas

rose japan disse...

olá fifia, palavras sábias de seu avô, esse homens que são Homens de verdade p mim, o avô de meu marido que faleceu com 98 anos de idade não sabia ler nem escrever mas tinha um carater e exemplos de vida, muito mais culto do que um doutor...Esses são homens de se admirar...

Fifia OHHHH se me lembro desses binóculos com fotos, é da minha època tbm..nossa que delícia, e hj só visitei blogs assim, onde me levaram a viajar no tempo....que gostoso...amei fifia ver isso...que saudosa lembrança...
Ai é bom demais,,,,lembrarmos da nossa infância.

bjs rose jp

Divina Chita Brasil disse...

Olá!!! Eu não só me lembro, como tenho um até hoje! O meu é azul com uma foto minha na praia com minha irmã, eu tinha uns sete anos!!!
bacio!!

Betty Gaeta disse...

Oi Edna,
Eu tinha umas fotinhna destas! Eu me lembro que tiravam qdo a gente ia ao circo. No final do espetáculo vinham oferecer para a gente na saída.
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

SORTEIO!
http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

Anônimo disse...

Oi Fifiaaaaaaaaaaaaaa!!! Quanto tempo amiga! Que mensagem mais linda vc deixou aqui...Vc sabe que essa frase:"não fazer aos outros, o que você não gostaria que fizessem a você", tenho sempre na minha vida e funciona para caramba. Penso muito antes de tomar alguma atitude relacionada a outra pessoa.... se todo mundo pensasse assim, o mundo seria bem melhor! Ah! Minha mãe e minha avó tem um bocado desses binóculos guardados, quando resolvemos pega-los a família inteira se diverte...
Bj grande!
Lyd

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Fifia
Eu tenho uns poucos aqui em casa, um meu e uns 4 do marido qdo pequeno, num ele era bebê.
deles mandamos pra uma loja de fotos fazerem fotos normais.
Linda homenagem ao seu pai. Um dia somos jovens, outros pais e mães de familia com tantas responsabilidades.

Bjo enorme pra vc!

Anônimo disse...

rsrsr, realmente ...parece uma sala mesmo, a minha aqui também precisa de reparos... Menina vc me fez lembrar desse objeto, poucas vezes eu tive contato, só não lembro da imagem que aparecia nele rsr. Com certeza o seu pai é um exemplo para você; e para o seu filho você é sempre será um exemplo também, é uma extensão! Abraço!

Marion disse...

Adorei relembrar! Sabe que não tenho nenhum com foto minha. Mas a Kerstin tem de quando era pequena - fui num circo meio retrô e lá tinha - e claro que mandei fazer um! Preciso até ver onde ficou!!!! Abs.

Ellen Caliseo disse...

Oii
Que saudadee que deu agora..minhas fotos eram todas no binóculo..agora pergunte se eu tenho algum?? Nãooo, não sei como era qdo pequena =( triste...hahahahha..
Linda terça!
Bjs!

Vera Moraes disse...

Oi Edna! Obrigada pela visita. Vc chegou no meu blog bem na hora que eu estava fazendo alguns testes....Mas no final não mudei o lay-out. Sobre as fotinhos nesse binóculo....poxa lembro sim. Inclusive consegui revelar uma foto destes binóculos de quando eu era recém-nascida, dentro do carrinho de passeio com minha mãe. Hoje tenho essa foto em um porta-retrato. Belo homenagem vc fez. Grande BjO a vc e ao príncipe, Francesco.

kaci disse...

Que lindas palavras !
Na minha casa não tinha esses monóculos mas na casa da minha Dinda sim !
Ai que delicia ficar horas e horas espiando seus personagens misteriosos!

Paula Kasas disse...

Ai caraca Edna....
O duro é que eu lembro...e como...kkkkk
Bjus querida

Paula Kasas

Ivani disse...

Oi Fifia, que lembrança danada de boa!
Lembro que quando a gente ia ao circo, um homem ficava tirando fotos e depois vinha com esses "binoclinhos" pra vender.
A gente olhava, gostava da foto e acabava comprando, pra ajudar o coitado do fotógrafo.
Lembra disso?
Tenho alguns aqui em casa.
Essas recordações são muito boas, fazem a gente sorrir, dá saudade.
Beijos querida, aqui está tão quente que dá vontade de sair pelada!

Marlene Pires disse...

Oi Edna que lindo ensinamento do seu pai, eu tb tenho muito orgulho dos meus pais que sempre deram esse ensinamento pra nós. Ah e esse binóculo...menina eu tenho um tanto..esses dias mesmo ainda peguei as fotos antigas pra mostrar para os meus filhos e lá estavam eles...do tempo de meus avós tb.
Obrigada por trazer essa lembrança.
bjos e fique com Deus,
Marlene

Cláudia disse...

Menina, a gente fica pensando que saiu de moda, que é coisa do nosso tempo...minha amiga foi levar os netinhos no circo do Marcos Frota, em Guarapari e lá esta o tal monóculo,rsrs.
Beijoca.

Aaliyahrj disse...

Na casa da mamãe tem vários!!!
Bjoks

Ana Beth Lima disse...

oh Céus fifia, em tempos de fotografia digital vc me tira essa do museu, pq nem do baú eh...kkk minha filha abafa o caso ai,,,tou me sentindo velhissíma!

rose japan disse...

Bom dia fifia!!! Acabei de chegar aqui são 7:15 da manhã que hras são aí?
Fifia eu moro aqui a 20 anos, e tbm me esqueço de algumas palavras em portugues principalmente aquelas que não usamos diariamente, mas acho que isso é normal então, afinal são anos né;

Fifia aqui tem lojas brasileiras, logo qdo vim p cá em 1991 não existia, hoje tem e temos produtos brasileiros, feijão, massa p lasanha, carnes de todo tipo...graças à Deus, antes era um sufoco.

E por aí tem tbm, mas a comida daí é muito diferente da do Brasil???

Qtas hras de diferença da do brasil p a italia, aqui são 12 hras..

bjs rose jp

ah e eu nao conheço a Italia não, meu pai é descendente de italianos, sobrenome saboya.

bjs

rose japan disse...

Corrigindo fifia..palavras sábias de seu pai...


bjs rose jp

MARLENE disse...

Oi Fifia,
Acredita que minha mãe ainda tem uma porção desses binóculos com fotos da gente quando criança? Nossa, hoje é um pouco difícil até pra eu enxergar...kkk. O tempo voa!
Eu me lembro que tinha muito desses binóculos nas praias. Algumas boa recordações.
Bjs,
Marlene
Flores e Framboesas

Compartilhando Sentidos disse...

Oi Fifia... Claro que lembro! Tenho uns guardadinhos. Bate uma saudade e vou lá dar uma espiadinha.


Bjo minha linda.

Amei o post!

Bia Jubiart disse...

Oi Fifia!

Minha mãe tinha vários, foram se perdendo no tempo...

Bella, tem um convite especial para vc no cafofo...

Beijoooooooooo

Claudia Caprecci disse...

Com certeza conheço Fifia!
Também tinhamos alguns desses na nossa casa.
Lindas palavras para o seu pai, se tivesse um filho hoje colocaria o nome de Francisco, além de muito bonito me lembra pessoas muito dignas!
Grande beijo e abençoada quarta-feira!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá...que história, que acabou gerando o nome do seu filho!
E muito bem lembrado dos mini binóculos. Em casa quando eu era pequena, meu pai tinha uns 3 ou 4 com fotos diferentes...com o tempo e mudanças, sumiram!
Valeu lembrar!
Bjs, boa semana e muitas energias positivas !
CamomilaRosa

Eva disse...

Noossa Fifia remexeu com meus sentimentos, pelo texto amoroso e pelas lembranças que esse objeto me fez reviver, bjinhoss amada.

Duas Moças Prendadas disse...

Oi Amore, Fiquei até emocionada , nossa de onde vc. desencavou essa preciosaidade ? Realmente é quase uma peça de museu, rsss, amei !
Bjim

Fê Dutra disse...

Claro que lembro!
Tenho doces lembranças na minha memória, sob o olhar dos monóculos.
Um beijo

Luciete Mendes disse...

Lembro sim, minha mãe ainda tem uns, quando a gente morava em São Pauo tempo de criança, monóculo.. rsrsrsrs, beijos.

Anônimo disse...

lembro sim...

ainda temos uns aqui
rsrs

bjo
filhadejose.blogspot.com

Nil disse...

Que coisinha mais linda, fazer essa homenagem ao seu pai, e essas palavras sobre como ele era, na juventude, e o que continua sendo, agora...
Edna, hoje voltei lá no Café e cetim, e vi o seu post, no Mosaico...
Dese binóculo, eu tenho um vermelho, igual ao da foto, original. Estamos eu, uma das minhas irmãs, e uma prima...ô época boa!

beijinsss