sábado, 14 de abril de 2012

SOCORRO, MEU FILHO NÃO COME NADA

Bom dia fiorelini !!!!  que belo è sexta feira !!!
fiori você tem ai na sua casa um filho em penitencia??
explico: meu filho não come nada, por isso eu digo que ele esta sempre em penitencia, não sei quais pecados cabeludos ele possa ter cometido nos seus  5 anos de vida, pra jejuar tanto rsrs
a pediatra pediu os exames do sangue dele, e o resultado foi uma profunda anemia, ela passou ferro pra tomar por três meses, depois outros exames,
o problema é que ele não come quase nada, sempre foi assim, e eu nunca me preocupei muito, mas agora com essa amenia estou me preocupando um pouco, a pediatra me disse que eu substituísse a carne de gado por a carne de cavalo, que tem o dobro de ferro (e custa o triplo).
todo dia o mesmo drama, eu faço receitas gostosas, bonitinhas de ser ver, mas na hora do jantar ele encruza os braços(palitos) fecha a boca, e eu ali frustada, tentando fazer aviãozinho, para ver se ele come almenos um pedaço de carne .
mas nada, o pior é que ele não come nem "besteira"
a unica coisa que ele gosta é de pão e nutella,viveria só disso.
e claro odeia carne, justo o que mais precisa comer neste momento.
as vezes tento subornar ele com uma hora de desenho animado, mas nem sempre funciona, a hora do jantar esta se trasformando em uma guerra, eu cada dia mais ansiosa, frustada, e ele cada dia mais determinado na nao comer.
ele sò janta em casa, das nove da manhã as 15.30 da tarde ele esta na escola
eu não sei com que santo me pegar rsrs
 e você já passou por isso??
tem algum conselho pra mim ??
bacione
imagem pinterest

33 comentários:

Divina Chita Brasil disse...

Oi Edna ! Tenho um filho pequeno também quando ele está se alimentando mal eu pego um monte de frutas e verduras e passo na centrifuga e faço ele tomar um copo como se fosse remédio. Sei que beterraba é rica em ferro e ótima para anemia, uma beterraba inteira dá um dedinho de copo, misturo com suco de laranja ou maçã e ainda coloco um pouco de espinafre, o gosto não aparece muito por causa da fruta doce! Não sei se ajudei, mas a santa centrifuga me ajuda!!!!
Bacione
Cimara

Tina Bau Couto disse...

Olá querida!

Vou dar minha opinião de mãe, fã e amiga da criançada e sobre algumas coisas que já li sobre esse assunto.

Primeiro, desapegue dessa hora do jantar, não é importante comer a noite, ele pode td dia comer pão com nutelle e beber algo e só.
Para começar faça como numa empresa, apresente as mudanças com um discurso. Tipo: A partir de hoje não vou mais brigar para vc jantar a noite, nem negociar com desenhos, entendo vc (diga que entende ainda que não entenda, cria confiança).
A partir desse dia vc para de enfeitar pratos, falar frases que sempre fala, muda o tom a postura se der compra um pressente simbólico para mudança de rotina como um kit de prato e copos, não sopra ele, mas para tds da casa.
A refeição da manhã é amais importante e no horário até o almoço por causa do caso dele de anemia tem que ter belisquetes.
Almoço bom e variado ou sempre o mesmo se assim ele desejar e até a janta, belisquete.

Vale ter revistas de culinária despretensiosamente pela casa, falar sobre oq ue gosta, não gosta, quer provar, detesta, de forma divertida e amiga.
Para combater a anemia penso que vc deva dar medicação ou algo natural (por aqui coloca-se rodelas de beterraba em um pote com açúcar e vai dando colheres desse xarope ao dia como se fosse medicação.
Segue link de um site de um Dr. por aqui bem famoso e por mim mto querido, que tem quadros no Fantástico, faz palestras e dá ótimas dicas de td.
http://drauziovarella.com.br/

Segue tb dica de livro:
http://livraria.folha.com.br/lista/?collection=100%20Receitas%20Para...

Uma psicóloga pode ajudar se o caso por acaso for comportamental e nenhuma manobra ajudar.

Enfim, espero que tenha ajudado.
Baciones baianos :)

Patricia Merella disse...

Olá Edna
Amiga eu lhe entendo,confesso que João já foi muito mas dificil,já chorei,já fiquei nervosa com ele,deixei de castigo..
João pela manha só toma leite nestle crescimento até hoje com 5 anos na mamadeira,forço ele comer um pedaço de pão com manteiga.Na escola faz um lanche e eu sacrifico todos os dias meu horário de almoço para fazer o almoço dele,busco na escola e devolvo novamente p a escola.não é guloso,come muito bom besteiras e chocolates.
Comida: João adora carne, hamburguês,nuguetes,frango, almôndegas,massa e arroz,verdura nem pensar, comecei a dar feijão 2 vezes por semana,o que faço é distrai-lo com os desenhos na tv e no seu portatil,sim ele já seu portátil por conta disto.
Deixo o portátil na mesa ele ver os desenhos no portátil e na tv ao mesmo tempo,e eu louca desenfreada,marido briga que encho a colher,vou colocando na boca.
fruta até hoje só come banana,potinhos de frutas ele come, iogurte e pronto é tudo.
Tente feijoa amiga,tem muito ferro,espero que seu príncipe sai desta abstinência,linda sexta,bjkas

Tina disse...

Oi querida
Sofremos aqui tambem com meu netinho Daniel que está com 5 aninhos...não gosta de nada, só quer comer miojo... nada de feijão, de carnes, verduras ou legumes...a mãe fica desesperada, mas ele gosta de leite com achocolatado, pão com manteiga e outras coisinhas, é o que nos conforta...mas gostei desta sua postagem, pois através dos comentários já aprendi varias coisinhas...espero que logo seu problema se resolva
bjs
Tina (SONHAR E REALIZAR)

Anônimo disse...

Oi, Edna, o Pedrão também não é nenhum bom garfo. Seu problema é a mamadeira e, claro, eu. Com a mãe, as coisas sempre são mais difíceis. Já tentou se afastar nos momentos das refeições e pedir para alguém fazer isso pra vc? Além de modificar a rotina, talvez com outra pessoa a coisa flua melhor. Uma outra coisa que funciona com ele é fazê-lo participar do momento de preparo comigo. Ele é o picador oficial de temperos. Nos dias em que ele faz isso, come muito melhor. Bom, é isso. Uma pena os pequenos não virem com manual de instruções...beijos e ótimo fim de semana, Helka

Ivani disse...

Bom dia Fifia, não entre em pânico. Não deixe ele perceber que está deixando voce nervosa.
Aja como se não estivesse se importando muito.
Os remédios que a médica deu vão suprir a necessidade de ferr, pode confiar.
Quanto à alimentação, não adianta ficar inventando.
É feijão, carne, ovos.
Quando meu filho ficou com anemia eu aprendi a fazer um suquinho no liquidificador, que fica bonito e gostoso.
Bata leite, uma rodela de beterraba sem casca, uma gema e melado de cana (voce acha no supermercado por ai?).
Bata muito bem. Fica gostoso e bonito. O leite deve ser gelado.
Um copo disso por dia, ou meio copo duas vezes ao dia, já nutre seu filho por horas e horas.
Não se desespere, chegará o dia que voce vai pedir para ele parar de comer rsrsrs!
Acredite nessa vovó aqui do Brasil. Beijos amiga.

Anônimo disse...

Olá Edna querida... super complicado quando nossos pequenos rejeita a comida! Minha filha só tem 1 aninho e 6 meses, porém é excelente de boca, adora frutas (aliás ama), come muito bem no almoço é tanto que fico de olho, sempre alternando as carnes, inserindo verduras, legumes e dando o suficiente para ela ficar satisfeita, nos intervalos de refeição é uma frutinha, ou suquinho!
Porém, ela me deu um trabalhão, cheguei a chorar, pedir socorro, meu lado emocional e psicológico ficou desgastado, quando ela passou pra essa fase de não comer, ficava irritada, com mais facilidade de ficar imune a adquiri doenças. Fui para vários médico e não tinha sucesso, nada ela queria, teve um dia, que ela não quiz nada de nada, eu desesperada, falei pra minha mãe e minha sogra, foi aí que minha sogra entrou na história! Eu a levei para a casa dela, no começo ela não queria ficar, mt irritadinha, mas distraiu e eu sai... e ela passou a se alimentar, com um rico cardápio! Ficamos tão felizes, parece que comidinha de avó é mais saborosa, mesmo eu fazendo igual.
Será que o teu menininho não comeria na presença de outra pessoa? Acho que poderia ser uma opção!
Beijinho no coração...
estou na torcida por vocês!
Lorena Viana

Betty Gaeta disse...

Oi Edna,
Sou filha de 2 médicos e tinha este problema na infância. Eu tb não gosto de carne! Hj sou vegetariana e não sou anêmica. Não é só na carne que tem ferro. Deixe a carne de lado, se ele não gosta, melhor! Substitua o ferro da carne por brocolis, verduras escuras, beterraba e estas coisinhas. Ele vai comer melhor e a carne não vai fazer falta nenhuma.
Estou com o seu filho, vamos deixar os bichos viverem e vamos comer coisas bem mais saudáveis do que carne.
Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

www.gosto-disto.com

Patricia disse...

Bom dia querida!
Vou dar um pitaco no caso do seu filhote,porque já vi acontecer muito isso.Será que ele está tentando te manipular,através da comida?
Porque esses pequenos são assim,quando descobrem um ponto fraco na gente,usam sem dó nem piedade e como ele já deve ter percebido a sua aflição quanto a forma de ele se alimentar,pode ser que esteja usando isso,pra conseguir alguma coisa.
bjs e um bom fim de semana pra ti
Patricia Petro

Decor Invencionices disse...

Eu passei isso com minha filha quando ela tinha mais ou menos uns tres ou quatro anos. De bebê comia bem,de tudo e só comida saudável ( eu não dava nada de besteiras rsrsrrs), depois só queria tomar leite...que stress. A diferença é que ela não tinha anemia. Como ficava muito com minha mãe, ela tinha um truque que às vezes funcionava. Espalhava ( literalmente) pela casa potes com pedacinhos de frutas de que ela gostava, mas não falava nada. Quando a gente menos esperava via ela mastigando alguma coisa entre as brincadeiras... Sei que não é o certo do ponto de vista psicológico, mas funcionou rsrsrrs

beijos e boa sorte com seu pequeno.

Liliane de Paula disse...

Edna, certamente, ele está comendo alguma coisa fora de casa.
Agora meus filhos estão crescidos mas já me deram trabalho. Não desse jeito. Como o corre-corre era grande, nem dava tempo deles não comerem. Ou comiam naquela hora ou não comiam. Não dava lanche sem ser fruta ou sanduiche. Refrigerante, NUNCA. Biscoito, NUNCA.
Eu penso que morrer de fome ele não vai pq sabe pedir. Vc deve deixar de mão. Oferecer o que ele pode e deve comer. Pare um pouco de se preocupar. Acho que vai ajudar.

Anônimo disse...

Bom dia minha querida!
Obrigado pelo carinho da sua presença!
Eu vivi este problema com a minha filha hoje com 12 anos, tentava todas as receitas e categorias de alimentos e ainda complementava com vitaminas.
Com o passar dos anos ela melhorou muito e passou a aceitar muito mais tipos de alimentos nas refeições.
Requer paciência e muitas tentativas.
Tenho certeza que vc vai encontrar uma maneira.

Querida, eu postei uma foto do pinta-bolinhas para vc conhecer.São peças pequenas de plásticos com vários tamnhos de ponteiras de acordo com o tamanho das bolinhas que vc desejar fazer.

Depois posta para compartilhar conosco seus lindos trabalhos!

Uma excelente sexta-feira!
Bjs

Aaliyahrj disse...

Quando criança, meu filho também já teve essa fase. Eu agi assim: fazia um café da manhã de festa, um almoço colorido e nunca me liguei muito no jantar. Durante as refeições, um lanchinho saudável: gelatina, cream cracker, geléia, gelatinas...
Não sei se foi correto, mas hoje ele está com quase 22 anos e é bastante saudável.
Enfim, não se preocupe porque essa fase vai passar!
Bjoks

Unknown disse...

Amiga querida, que drama você tem passado..eu não tive esse problema com a minha filha, mas o que as amigas estão dizendo acima, dentre tudo, acredito que possa substituir a carne por outros alimentos para suprir a carência de ferro..você ja tentou uma consulta com nutricionista?? por experiência própria, em casa consumimos muita beterraba, inhame e outros legumes e verduras verdes..Mas uma dica médica seria bem vinda!! Super bjs,

O meu pensamento viaja disse...

Querida Edna, também já tive esse problema até que o pediatra me tranquilizou dizendo:
Criança com comida na mesa, não morre de fome!
Sei que é fácil falar. Dá uma angústia enorme ver que os pequenos não comem. Talvez seja apenas uma fase.
beijo

RetroMomentos disse...

Como não sou mãe, não vou dar pitacos. Mas torço para q seja apenas uma fase e q o apetite dele aumente logo. bjao

Ranyele Oliveira disse...

FIlhos...o que dizer ?

Como não tenho ainda , não irei opinar muito. Mas gostei da colocação que colocou quanto o jejum do seu filho. kkkk

Bjos

Anônimo disse...

Oi amiga
meu pequeno nem nasceu ainda, mas ja fico me colocando no lugar..acho que entro em desespero!
já tentou as comidinhas divertidas?
Lindo final de semana
beijos

Unknown disse...

Olá Edna

Minha filha era assim, mas gostava de comer besteiras. Também tentei de tudo, mas pode ter certeza que não morreu.

Venha publicar seus posts e interagir conosco no clubinho AMIGA DA MODA
https://www.facebook.com/groups/amigadamoda/

BJ000000000..................
www.amigadamoda1.com

Mi Hernandez disse...

Edna, é fase, já tive dessa espécie rara em casa.
O Thomás que hoje é um "bebê" de 1,90,comia até estanho derretido.
O Daniel de 10 anos,não comia,queria viver de leite.Um dia cheguei na pediatra chorando e falei "Me dá um remédio prá abrir o apetite dele por favor, que ele vai ficar desnutrido".
E ela calmamente "Desnutridos são crianças da Etiópia,quando ele tiver fome, ele come.Não vou te dar remédio nenhum prá abrir apetite,por que quando ele tiver 13 anos vc vai voltar pedindo dieta prá emagrecer".Enfiei a viola no saco, junto com o menino e fui prá casa.
Aí comecei a oferecer de tudo prá ele provar e fui descobrindo os gostos dele.
E hoje come alface, brócolis se deixar come uma bacia,melancia,manga(que sofro prá encontrar aqui),banana,adora bolo de cenoura,come até bem,em vista do penitente que foi um dia.
A Maria tá com 6 anos,já teve fase boa,agora tá mal,eu nem esquento mais,passa.
As vezes pode ser verme também,os meus dou remédio por minha conta,meu pai me manda do Brasil,chama Mebendazol,já que as pediatras aqui juram que isso não existe aqui,só em países subdesenvolvidos...afff...
Uma coisa te falo, quanto mais você insistir,ameaçar, pior fica.
Faça cara de quiabo(tente pelo menos),finja que não importa e se ele comer elogie."Nossa, como creceu,de ontem prá hoje,tá um rapaz, come como gente grande".
Elogio é o melhor incentivo, seja prá comer, prá estudar.
Besitos e lindo final de semana

Claudia Caprecci disse...

Edna, todas nós que somos mães passamos por isso em um momento ou outro.
Deve haver algum momento em que ele sinta mais fome.
Você deve oferecer algo que ele gosta nessas horas.
Meu filho mais novo teve uma época em que não queria comer nada.
Então eu fazia uma bela sopa com legumes, verduras, carne e tudo o que ele necessitava, batia no liquidificador e dava a ele.
Ele reclamava, mas tomava.
Assim como o seu o meu também ama pão com Nutella.
Esse eu deixo para a noite.
Outra dica é dar algo como o Sustagen que tem vários nutrientes que eles precisam.
Meu filho adora!
E o principal...
Faça desse momento das refeições o mais agradável possível, tenho certeza de que ele com calma tudo irá se resolver!
Grande beijo!
Espero que possa ter ajudado.
Abençoado final de semana!

Casa Studio disse...

Edna,
Imagino o seu desespero, pois mãe só sossega qdo vê os filhos alimentados.
Antes de tudo se acalme, ele já está medicado, a anemia vai ser resolvida. Qto mais vc forçar é pior. Ofereça vários alimentos em horários diferentes, faça tudo de uma maneira que ele não perceba. E nunca se desespere!
Outra dica: a vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro, então dê por exemplo um suco de laranja bem gostoso com couve mineira.
Espero que tenha ajudado um pouquinho, apesar de não ter tido este problema com os meus filhos, eles sempre comeram bem, vivenciei com os filhos de amigas!
bjos

Paula Kasas disse...

OI Edna querida...
Eu preciso da receita ao contrario, vc tem?
A minha precisa emagrecer uns 5 kilos, e num ta facil...rsrsrsrs
Para anemia quando ela era pequena, enfiava guela abaixo bife de figado disfarçado...ela comia...
Bjus

Paula Kasas

Teófilo Silva disse...

Antes de deixar o meu comentário, tive o cuidado de ler alguns comentários já postados. Optei pelo primeiro comentário deixado pela Divina Chita Brasil. Eu também detesto carne. Sou um defensor da Alimentação Racional e por isso defendo uma alimentação vegetariana. Mas voltando ao problema que aflige o seu filho, eu vou dar-lhe um conselho que vai para além da compreensão dos pais actualmente. Talvez lhe pareça bobagem ao ouvir dizer que carne não é alimento para seres humanos. Cientificamente provado. Claro que se esta pequena frase fosse sobre carne, leite ou iogurtes, a discussão acabava aqui porque a publicidade nos tapa os olhos com um carimbo "indesmentível" : PROVADO CIENTIFICAMENTE. Bem, isto ia dar "pano para mangas" mas vou terminar com um conselho. Se o seu filho não quiser carne, opte por alimentos vegetais que lhe podem fornecer proteínas de melhor qualidade. Lembre-de que a carne é um "ALIMENTO" que entra rapidamente em putrefacção num meio favorável que é as temperaturas elevadas. E essa putrefacção acontece dentro do nosso organismo, onde encontra uma temperatura ideal para esse fim. E para ajudar a carne é o alimento que mais enfraquece o nosso organismo com uma digestão mais demorada.
Há um anúncio que diz: Uma boa parte de nós é m.....
Eu digo: Nós somos aquilo que comemos. "O LEITE QUE SE BEBE NO BERÇO É AQUELE QUE SE DERRAMA NA MORTALHA".

Umas rápidas melhoras para o seu filho.

Angela disse...

Edna aqui em casa tenho um casal...O de 15 como até pedra se colocar um temperinho, mas na infância sobrevivia de pão, e achocolatado, já a menina eu apanho pois só quer arroz, feijão, ovo, ou linguiça, nenhum legume, fruta só se tiver produção, e o pior está engordando,mesmo assim anêmica!O que vi que funcionou foi fazer bolos salgados, com legumes, panquecas onde a massa era de beterraba e espinafre, e o recheio de queijo, ela aceitou melhor, e a anemia acabou!Agora estamos caminhando juntas para ver se ela diminui o peso...Bjo e espero que vc encontre a solução para seu príncipe.

Criações por Vanessa Sabino disse...

A minha tem a mesma idade e tá igualzinha ao seu filho, mas a minha mais velha hoje com 9 anos também era assim com 5 então eu acho que é uma fase , difícil mas uma fase.
Eu enriquecia o feijão com beterraba, cenoura e figado de boi , não batia no liquidificador não , só tirava o caldo e o caroço e colocava no prato delas, isso fez com que elas não tivessem anemia mesmo não comendo muito, seria interessante você ir a escola e ver se ele tá se alimentando bem lá e tentar no jantar fazer lanchinhos diferentes e nutritivos pra ele ao invés de comida , aqui eu faço isso e comida a noite só quando elas pedem (quase sempre) assim elas comem bem e os legumes eu coloco no arroz colorido (arroz, cenoura, milho, ervilha, presunto e outras coisas que tem em casa).
Elas adoram comer canja de galinha, faço sempre pro jantar assim elas dormem mais nutridas, faço com peito de frango, batata, arroz e cenoura.
Boa sorte pra nós , espero que consiga resolver o problema da anemia do gatinho.
Beijos no coração e até breve.
Vanessa.

Teófilo Silva disse...

Existe um suplemento alimentar muito bom e que utilizei com muito sucesso quer em crianças e até adultos. Tenho aconselhado a pessoas de família e vizinhos com problemas idênticos ao do seu filho. Sempre com bons resultados e é um alivio para as mães, que não tem que se preocupar com a alimentação da criança, enquanto o problema de falta de apetite não for resolvido.
Deixo em baixo o nome desse produto:

"NEO CERI NUTRINA"

É um Multivitaminico em que entra na sua composição, variados legumes e cereais, o que fornece à criança vitaminas e minerais de origem vegetal.

Pergunte ao seu Frmaceutico por este alimento.

As melhoras e um bom fim de semana.

ADRYANA GONZAGA disse...

Já passei por isso também, quando meu filho tinha de um a sete anos, não gostava de comer nada era bem magrinho, eu dava comprimentos vitamínicos, só que depois, que ele completou dez anos tudo mudou agora eu brigo para ele comer menos, já está bem forte, minha preocupação agora é ao contrário.

Teófilo Silva disse...

Voltei aqui para agradecer a visita e o comentário lá no meu blog. o bom desse alimento é que ele acaba abrindo o apetite de um modo natural. Só tem a agradecer à Pediatra o não passar drogas para esse fim. Quanto menos drogas melhor. Mas experimente e com certeza vai ajudar, quanto mais não seja na protecção da saúde do menino e estou convencido que também vai agir no estímulo do apetite.

Se não encontrar esta marca, procure uma similar,à base dos mesmos ingredientes do Ceri Nutrina, pois cada laboratório tem a sua marca própria. Ou seja, o produto é o mesmo apenas com outro nome.

Mais uma vez obrigado pela visita.

Um Domingo maravilhoso para si.
http://castperagestosa.blogspot.com/

Compartilhando Sentidos disse...

Oi Fiiii, não tenho filhos, mas minha mãe passou um trabalhão comigo quando criança! Tive anemia profunda e ela tentava de tudo para me manter alimentada, desde aviãozinho, pratos decorados, até chinelo em cima da mesa!!! rsrsr... Tomava fortificantes e tal!

Espero que consigas, com paciência e criatividade, passar por esta fase!


Bjocas e eutimia

Marion disse...

Ah... que dificuldade. Minha mãe conta que era assim comigo - e o jeito que ela encontrou foi de bater um monte de coisa no liquidificador, pois tomar eu gostava. Ela diz que eu tinha era preguiça de mastigar!!! Quem sabe? Abs. e não deixa de retomar o acampamento - teu filho vai amar, certamente!

Dom Moleiro disse...

Minha cara ,em certos momentos difíceis os psicólogos funcoinam melhor que médicos .Experimente .
Para ele e para você,que precisa lidar com o stress ocasionado por esta situação
Abraços

Teófilo Silva disse...

Um óptimo conselho. Carne é o pior alimento. Tem proteina de má qualidade além de ser o um combustvel que alimenta o cancro.
Por aqui há um alimento que ajuda as crianças com anemia ou em comvalescencia de qualquer doença.
Esse alimento chama-se Neo Ceri Nutrina e pode ser encontrado em Farmácias.